quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Resenha A lista negra!!


Resenha  A lista negra!!



Titulo: A lista negra
Autora: Jennifer Brown

Editora: Gutenberg
Ano: 2012 / Páginas: 272
Gênero: Drama
Sinopse:E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama? O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos. Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas. A lista negra, de Jennifer Brown, é um romance instigante, que toca o leitor; leitura obrigatória, profunda e comovente. Um livro sobre bullying praticado dentro das escolas que provoca reflexões sobre as atitudes, responsabilidades e, principalmente, sobre o comportamento humano. Enfim, uma bela história sobre auto-conhecimento e o perdão.






 A lista negra

A lista negra apresenta a história de Valerie Leftman, uma menina, de 16 anos, que está cursando o ensino médio, e no decorrer da sua vida escolar ela foi mais uma vítima do bullying praticado pelos alunos do seu colégio. Então uma forma de Val se sentir protegida foi a criação de caderno com a lista negra, contendo o nome de todos aqueles que já feriram seus sentimentos  ou os de Nick, seu namorado desajustado, o único que conhece essa lista e ajuda ela com os nomes, a maneira que os dois acharam para se livrar dos sofrimentos dia após dia.



   Porém Val não sabia que Nick estava levando a lista literalmente a sério. No dia 02 de maio, Nick vai para escola armado e começa uma busca atrás dos alunos que tinha o nome na lista negra, quando dava a cara com um ele atirava sem pena. Valerie não acreditou no que via na sua frente e tentou impedir para que ele não continuasse com essa loucura, ela se jogou para perto dele e foi baleada. Quando ele percebe o que fez com Val, ele mira a arma para a cabeça e se mata.


    Depois de muito meses de repouso em casa e acompanhamento do psicólogo, Val vai ter que enfrentar um desafio, concluir o ensino médio  e encarar seus colegas.
  Ela ainda sofrer com a assombração do seu ex-namorado e problemas com a sua família onde todos possuem uma  dúvida sobre  sua inocência no atentado.


"As pessoas fazem isso o tempo todo - acham que "sabem" o que está se passando na cabeça de alguém. Isso é impossível. É um erro achar isso. Um erro muito grande. Um erro que, se você não tiver cuidado, pode arruinar sua vida." Pág. 25

     Mesmo com medo Valerie volta pra escola, no primeiro dia ela vai ter que enfrentar todos aquele que acham que ela é culpada. Ela se vê sem amigos e em um ambiente diferente, que vai além do bullying que já sofreu, e vai ter que enfrentar as consequências de um ato que ela não fez.

"Em alguns dias, chegar ao fim do dia é uma grande vitória"

Esse livre relata uma história comovente cheia de tragédias e várias revoltas. 
O livro se concentra na parte do bullying e nas suas  consequências. 
É uma história legal e bem desenvolvida onde fala sobre assuntos sérios de 
uma maneira leve, assim a leitura não fica cansativa.
   Recomendo esse livro para todos, principalmente para os adolescentes que julgam e magoam seus colegas, muitas vezes sem se da de conta do que sai da sua boca.
Com carinho 
One


3 comentários:

  1. Oii, One.
    Amei sua resenha! Quero muito ler esse livro.
    Ia ler no meu antigo colégio só que acabou não dando tempo de pegar emprestado para ler. =(
    Espero ler esse ano.
    Beijos,
    Keth.
    Blog: www.parbataibooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi! O tema é muito interessante, e eu comecei a ler esse livro tempos atrás. Infelizmente, a narrativa arrastada não me empolgou e acabei mandando o livro para outra pessoa ler. Parabéns pela resenha, bjos!

    ResponderExcluir
  3. Hey, One!!!

    A lista negra é um livro que tenho na minha lista de desejados a muito tempo. Já vi muitos comentários positivos e negativos e isso desperta mais meu interesse em querer ter minha própria opinião sobre ele.
    Amei a resenha.

    Beijos Bella

    ResponderExcluir